HOME»Notícias

Notícias

International Joint Conference RADIO 2017

Preços promocionais para reserva de hotel

Garanta sua reserva! A organização do evento acaba de fechar novo acordo com operdora que garante preços especiais para participantes da RADIO 2017. A reserva e voucher online e possibilidade de parcelamento em até 6 x no cartão. Confira em https://eventline.com.br/hotel/campaign/887 Clique na imagem para visualizá-la melhor.

Apoyos financieros para la participación en la Conferencia International Conjunta RADIO 2017

El Organismo Internacional de Energía Atómica (OIEA) otorgará un número limitado de apoyos financieros para la participación de profesionales de sus Estados Miembros en América Latina y el Caribe en la Conferencia International Conjunta RADIO 2017 ?Goiania 30 años despues- Compartiendo Experiencias? , que se celebrara en Goiania, Brasil del 25 al 29 de Septiembre del 2017.
Como parte de la Conferencia se desarrollaran los siguientes eventos:
1. V Congreso Brasileño de Protección Radiológica.
2. VI Congreso de protección radiológica de los países de habla portuguesa.
3. VII Congreso Internacional de Radioprotección Industrial.
Los criterios de otorgamiento de ayuda económica por parte del OIEA son los siguientes: (1) Contar con un trabajo aceptado por el Comité Científico, para ser presentado oralmente en las sesiones de la Conferencia. Los trabajos deben relacionarse directamente con las áreas temáticas de la Conferencia y objetivos del proyecto RLA9075 (Refuerzo de Capacidades de Usuarios Finales en Protección Radiológica). (2) Trabajar en una institución nacional gubernamental o sin fines de lucro. La postulación correspondiente debe realizarse utilizando el sistema INTOUCH (http://intouch.iaea.org), a través de la Contraparte del Proyecto RLA9075 y el NLO de cada país, antes del 30 de Junio de 2017. Referir la nominación al Evento: "Conferencia Internacional Conjunta RADIO 2017" RLA9075. El candidato deberá anexar, en el mismo sistema INTOUCH, el resumen del trabajo científico a presentar, y a posteriori el trabajo completo. Así mismo, deberá anexar la confirmación de aceptación. El otorgamiento de la ayuda financiera estará supeditado a la aprobación del trabajo a presentar y la disponibilidad de fondos.

Envio de resumos para Radio 2017

Fique atento

Atendendo a inúmeros pedidos, o comitê científico da International Joint Conference RADIO 2017 amplia o prazo para o envio de resumos simples. Nova data limite: 29 de maio de 2017. Aproveite a prorrogação e prepare teu resumo! Para maiores informações, acesse: http://www2.sbpr.org.br/radio2017/pb/submissao/

Simposio Internacional sobre Educación, Capacitación, Divulgación y Gestión del Conocimiento Nuclear

13 a 17 de novembroe de 2017 no Palacio San Martín, Buenos Aires, Argentina

Simpósio realizado pela Red Latinoamericana para la Educación y la Capacitación en Tecnología Nuclear (LANENT) conjuntamente com a Comisión Nacional de Energía Atómica (CNEA). Podem ser enviados trabalhos até 9 de junho e autores com papers aprovados poderão solicitar auxílio financeiro junto à Agência Internacional de Energia Atômica até 31 de julho. Destinado a professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados em educação, capacitação, divulgação e gestão do conhecimento em tecnologia nuclear na América Latina e Caribe. Confira os detalhes em: http://www.lanentweb.org/simposioBA

Nota da SBPR sobre as circunstâncias da troca da presidência da CNEN

A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica - SBPR manifesta a sua preocupação com a maneira como foi conduzida a exoneração do Professor Dr. Renato Machado Cotta da presidência da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Conforme consta, a exoneração foi precedida da negativa do presidente da CNEN em aceitar a indicação para a presidência da NUCLEP - Nuclebras Equipamentos Pesados SA de uma pessoa não ligada ao setor nuclear, com vinculaçãopolitico-partidaria recente e indicada ao cargo por pessoas ocupantes de cargos políticos.

A SBPR enfatiza a importância fundamental de que a pessoa liderando o órgão regulador brasileiro para a área nuclear seja de notório saber nessa área, com experiência de atuação no setor nuclear e sem vinculação político-partidária. Diferentemente das demais aplicações na sociedade, as aplicações nucleares não devem estar sujeitas aos interesses partidários localizados nem sofrer pressões políticas que possam, de qualquer maneira, influenciar as tomadas de decisão em um setor de estratégia tamanha para os destinos do País. É preocupante quando a interferência política passa a influir nos programas de controle e licenciamento da área nuclear e radiológica do Brasil, sendo que a história nos mostra que a não independência dos técnicos das áreas estratégicas pode trazer sérios prejuízos para o País.

Ao professor Dr. Renato Cotta, nosso reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da área nuclear brasileira e nossos votos para que seus conhecimentos continuem auxiliando o Brasil no caminho certo do uso da energia nuclear.

Rio de Janeiro, 21 de março de 2017.

Sociedade Brasileira de Proteção Radiologica - SBPR

International Joint Conference RADIO 2017

25 a 29 de setembro de 2017 em Goiânia, Brasil

A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica disponibiliza o website oficial da International Joint Conference RADIO 2017. A Conferência reúne três importantes congressos: V Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica, VI Congresso de Proteção Contra Radiações de Países de Língua Portuguesa e VII Congresso Internacional de Radioproteção Industrial. Inscreva-se, participe e ajude a divulgar esta importante iniciativa! Confira em: http://www2.sbpr.org.br/radio2017/

Mestrado e doutorado no IRD

O processo seletivo se inicia no dia 16 de janeiro e o resultado será divulgado em 20 de janeiro

O IRD recebe até 16 de dezembro inscrições para seu processo seletivo ao mestrado e doutorado em Radioproteção e Dosimetria. As inscrições podem ser feitas na secretaria de Pós-graduação do instituto ou pelos Correios, com data limite de postagem no dia 16. Os candidatos devem ser das áreas de ciências exatas e da terra, ciências da saúde, ciências biológicas, ciências agrárias ou engenharias. O programa oferece formação nas áreas de Biofísica das Radiações, Física Médica, Metrologia e Radioecologia.

SAIBA MAIS

Escola sobre gestão do conhecimento nuclear - AIEA - IRD/CNEN

Curso gratuito - vagas limitadas

A Escola de Gestão do Conhecimento Nuclear é um curso com objetivo de prover educação e treinamento especializado no desenvolvimento e na implementação de programas de gestão do conhecimento nas rganizações de ciência e tecnologia nuclear. Será realizada de 5 a 9 de dezembro, no IRD, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica. As vagas são limitadas. O curso será ministrado por professores brasileiros e da AIEA. O link para a pré-inscrição é http://moodle.ird.gov.br/ensino/index.php/escola-de-gestao-do-conhecimento-nuclear

Canais de comunicação SBPR

Conheça, divulgue e incentive seus colegas a participarem!

As redes sociais revolucionam a comunicação no mundo moderno. Para incentivar e fomentar a comunicação entre os membros de nossa comunidade, a SBPR disponibiliza diversos canais para a disseminação da informação e troca de experiêncas entre profissionais da radioproteção e temas afins.
1 - Rede Radioprotecionistas, um canal para o intercâmbio de informações entre países de língua protuguesa. Sócios e não sócios podem se inscrever em http://br.groups.yahoo.com/group/radioprotecionistas/.
2 - Grupos no Facebook. Acesse https://www.facebook.com/groups/radioprotecionistas e https://www.facebook.com/sbpr.br. Convide seus colegas a participarem e compartilhe as publicações de nossas ações. O engajamento de todos é fundamental para o fortalecimento da radioproteção no Brasil!
3 - Website da SBPR - constantemente atualizado com eventos, notícias e newsletters mensais para a comunicação das ações da SBPR e discussão de temas de interesse. Mais um vínculo para uma comunicação mais dinâmica com nossos associados.

Edital de Convocação

Eleição da nova Diretoria da SBPR

Tendo em vista o prematuro encerramento do mandato da Diretoria eleita na Conferência de Gramado em 2014 (que deveria ocorrer apenas em Dezembro), em carater de urgência, convocamos todos os associados a participar da Assembléia Geral Extraordinária da SBPR a se realizar na próxima quinta-feira, dia 20/10/2016, as 17:00 hs em primeira convocação e as 17:30 em segunda convocação, para eleição da nova Diretoria da entidade. A Assembleia será realizada no Hotel Vila Galé, na rua Riachuelo 124, Lapa, Rio de Janeiro, RJ, aproveitando a presença de inúmeros associados no NORM VIII, o Eighth International Symposium of Naturally Occurring Radioactive Material, co-organizado pela SBPR. Veja edital completo em http://www2.sbpr.org.br/conteudo.php?p=convocacao-nova-diretoria-2016

International Joint Conference RADIO 2017

Goiânia, 30 Anos Depois: Compartilhando Experiências - 24 a 29 de setembro de 2017

A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e a Sociedade Portuguesa de Proteção contra Radiações (SPPCR), ambas entidades afiliadas da International Radiation Protection Association (IRPA), se uniram para organizar a International Joint Conference RADIO 2017 em conjunto com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI) e a Federación de Radioprotección de America Latina y el Caribe (FRALC). O evento reunirá em Goiânia o V Congresso de Proteção contra Radiações dos Países de Língua Portuguesa, o VII Congresso Internacional de Radioproteção Industrial e o V Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica.

Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do DEN/UFPE acreditado pelo INMETRO

Parabéns ao LMRI-DEN/UFPE por mais esta conquista!

É com grande satisfação que informamos à comunidade que desde 13 de junho o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes-LMRI-DEN/UFPE está acreditado pelo INMETRO e passa a fazer parte da RBC. A SBPR parabeniza à Dra. Helen Khoury e sua equipe por mais esta importante conquista! O Laboratório presta serviços à comunidade desde 1997 no setor de calibração de monitores de radioproteção. Os serviços de calibração são executados para indústrias, hospitais, clínicas e universidades de todo o país que utilizam radiações ionizantes nos seus processos. Conheça o trabalho do Laboratório no site: http://www.grupodoin.com/serv_calibracao.htm

Brazilian Journal of Radiation Sciences

Classificação para a Área Interdisciplinar B1 pelo Qualis da CAPES

A revista científica Brazilian Journal of Radiation Sciences foi criada em 2013 pela SBPR e obteve recentemente classificação para a Área Interdisciplinar B1 pelo Qualis da CAPES. O fator de impacto de um periódico é definido pelo Thomson Scientific (Institute for Scientific Information -ISI) ao final de dois anos da indexação, considerando o número de artigos publicados e sua relação com o número de vezes que foram citados. Por isso, esta classificação representa para a BJRS um reconhecimento pela qualidade e abrangência dos artigos publicados. Conheça a revista e as normas de publicação em http://www.bjrs.org.br/revista.htm

Campanha para recadastramento dos associados SBPR

Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados

Ao longo dos anos, muitos associados mudaram o sobrenome, endereço, telefone, e-mail e dados profissionais. A atualização é essencial para que a SBPR possa se comunicar com você e para que você possa usufruir dos benefícios exclusivos aos associados. É rápido e fácil. Você pode atualizar seus dados na área do associado com seu CPF e e-mail. Mas fique atento: em alguns casos o associado não consegue acesso ao sistema porque o CPF ou e-mail informado difere do cadastro no nosso sistema. Nesse caso entre em contato com a SBPR informando seu nome, CPF e e-mail, para que possamos regularizar o seu cadastro.

Grupo radioprotecionistas

Grupo no yahoo para a disseminação da informação

A Rede Radioprotecionistas é um canal para a troca de informações e compartilhamento de ideias. Para entrar no grupo envie e-mail em branco para: radioprotecionistas-subscribe@yahoogrupos.com.br - O grupo é organizado pela SBPR - Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e pela SPPCR - Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações http://www.sppcr.pt/ visando congregar sócios e não sócios visando o intercâmbio de conhecimentos e informação na área de radioproteção e temas afins. Mesmo não sendo ainda sócio da SBPR inscreva-se no novo Grupo de Radioproteção para países de língua portuguesa: http://br.groups.yahoo.com/group/radioprotecionistas/

Redesign do website

A SBPR inicia o ano de cara nova!

Consciente dos benefícios que a Internet pode propiciar aos associados, a SBPR investiu em um novo site que promete muitas novidades. O site contará com informações detalhadas sobre eventos e uma área restrita para associados. Estão em desenvolvimento e brevemente serão disponibilizados: inscrição e renovação com cadastro e pagamento online; fórum de discussões e cursos virtuais de atualização. Ajude a divulgar estas iniciativas!

Newsletter SBPR

Fique por dentro das novidades!

É com grande satisfação que a SBPR relança sua Newsletter a partir do mês de fevereiro de 2016. Nossa intenção é contarmos com um boletim mensal para a comunicação das ações da SBPR para a nossa comunidade e discussão de temas de interesse. Esperamos que este seja mais um vínculo para uma comunicação mais dinâmica com nossos associados. E convidamos a todos a participarem desta iniciativa, enviando sugestões de matérias a serem publicadas. Seja colabora eventual do nosso informativo e participe de forma ativa e efetiva na comunidade de radioprotecionistas!

Grupos Facebook

Por uma participação mais efetiva dos integrantes de nossa comunidade

As redes sociais revolucionam a comunicação no mundo moderno. No intuito de incentivar e fomentar a comunicação entre os membros de nossa comunidade, a SBPR criou dois grupos no Facebook. Acesse https://www.facebook.com/groups/radioprotecionistas e https://www.facebook.com/sbpr.br . Curta nossas páginas no Facebbok e ajude a valorizar esses canais criados para ampliar e incentivar o protagonismo dos integrantes de nossa comunidade. Convide seus amigos e compartilhe as publicações de nossas ações. O engajamento de todos é fundamental para o fortalecimento da radioproteção no Brasil!