HOME»Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

Mensagem do Presidente

A SBPR é hoje uma associação de profissionais consolidada, com bastante experiência nas diferentes aplicações radiológicas e nucleares que requerem cuidados para a proteção radiológica dos trabalhadores e do público.

Pensando nisso, em consonância com nosso pensamento expressado no último congresso da IRPA na Cidade do Cabo, na África do Sul, pretendemos focar nossa gestão da SBPR em treinamento e qualificação, na publicação de guias técnicos para as diferentes disciplinas e na oferta de experts para realizar revisões de segurança independentes no Brasil e no exterior, sempre sob a liderança de profissionais de notório saber em cada disciplina. Paralelamente, o congresso em 2017 em Goiânia representará enorme desafio e também oportunidades para melhorar a proteção radiológica, em especial na preparação e resposta a acidentes radiológicos e nucleares.

Todas essas coisas somente se tornarão realidade com o entusiasmo criativo dos jovens radioprotecionistas aliado à experiência dos profissionais seniores, numa simbiose para proporcionar o crescimento da proteção radiológica brasileira tanto em qualidade quanto em número de profissionais habilitados nas diferentes áreas de atuação. Por isso, fazemos o chamado para que todos os profissionais em proteção radiológica somem esforços conosco, bem como venham celebrar os resultados quando concretizados. Nossa sociedade precisa crescer, para sempre ficar vistosa e ser a referência para todos os radioprotecionistas do Brasil em termos de boas práticas de trabalho. A participação nos grupos de trabalho internacionais é também importante; na medida em que surjam convites para esse tipo de participação, nossa diretoria irá envidar todos os esforços junto aos órgãos de fomento do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no exterior para viabilizar a participação dos profissionais brasileiros nesses grupos de trabalho, notadamente da IRPA, IAEA e da ICRP.

As revisões independentes são uma poderosa ferramenta para assegurar que as normas e regulamentos são aplicados nas instalações de acordo com as melhores práticas de trabalho, embasadas em uma saudável cultura de segurança. Eventualmente, alguns organismos podem não contar com recursos humanos qualificados em número suficiente para a realização de revisões de segurança no campo da proteção radiológica. Para a SBPR, a identificação dos melhores profissionais para compor esquipes de especialistas, nos moldes do que é realizado pela AIEA para as usinas nucleares do mundo, é algo trivial, mas de enorme importância para auxiliar os titulares de instalações e os organismos reguladores com a realização de revisões de segurança independentes. Vamos trabalhar fortemente nessa meta, começando pela criação de manuais padrões para revisão de segurança independente da SBPR. Para tanto, convidaremos os profissionais mais bem reconhecidos e qualificados para compor os grupos de trabalho de cada área na produção dos manuais da SBPR.

Enfim, teremos muito trabalho, mas sempre os resultados da SBPR se reverterão na oferta de melhores serviços para a sociedade, para os radioprotecionistas e para as instalações brasileiras.  Agradeço a todos os meus colegas pele confiança em me designar representante formal dos radioprotecionistas do Brasil; somente poderei corresponder essa confiança com muito trabalho.

Obrigado e bom sucesso a todos nós.

Marcos do Amaral
Presidente